O que fazer antes de entrar com o divórcio

03.OUT.2023 Isabela Totes Barreto e Ana Carolina Laurindo Ferreira

É fato que ninguém constitui um casamento pensando em se separar; contudo, conforme o tempo passa, podem surgir algumas desavenças irreconciliáveis, levando assim ao divórcio.
Este processo deve ser feito de forma clara e simplificada, a fim de evitar angústia, estresse e preocupação desnecessária. Para que isso ocorra, alguns requisitos devem ser observados:

1- Consulte um advogado especializado:

Para o bom funcionamento do processo de divórcio, é indispensável a presença de um advogado(a) que possua experiência no assunto, pois ele(a) vai conseguir direcionar melhor o casal para a solução menos estressante e menos onerosa.

2- Bens e dívidas:

Separe todos os documentos que comprovem quais são os bens do casal, mesmo que estejam em nome de terceiros, e também quais são as dívidas que o casal possui, para facilitar a divisão da parte que será de cada um e tornar a partilha mais justa. Como exemplo, seria o contrato de compra e venda do imóvel, documentos do carro, moto (se houver), boletos de pagamento de empréstimos, consórcios e outros.

3- Busque uma rede de apoio:

Nesta etapa, ter pessoas do seu lado para lhe auxiliar é importante. O seu emocional pode ficar abalado, o que é normal; contudo, ter uma rede de apoio para lhe tranquilizar e ajudar a superar esta etapa é indispensável, além do auxílio de um profissional da área da psicologia para auxiliar o seu psicológico.

Agora que você já sabe algumas dicas importantes do que pode ser feito antes de entrar com um processo de divórcio, lembre-se de que a informação é prevenção!"

Preencha para o advogado especialista na área entrar em contato com você!